skip to main | skip to sidebar

Páginas

  • Início
  • Relatório 1 - Teslaquistão do Leste
  • Relatório 2 - Teslaquistão do Sul
  • Relatório 3 - Teslaquistão do Oeste
  • Relatório 4

Archivo del blog

  • ▼ 2012 (1)
    • ▼ outubro (1)
      • Bem-Vindo(a)

Projeto Tv Escola - IFSC

Relatório 3 - Teslaquistão do Oeste



Ensino médio técnico integrado em vestuário
Alunas: Ana Paula Réus Figueiredo, Diovana Ferreira Pinguelo, Eloisa de Figueredo, Luana Corrêa Cidade.
Introdução
Por meio desse relatório vamos falar sobre as matrizes energéticas, que podem ser utilizadas e as características do mesmo.
Teslaquistão do Oeste localiza-se 7º 20' 36" Norte (latitude extremo norte) 18º 01' 37" Sul (latitude extremo sul). Possui rios com um bom potencial hidrelétrico, como exemplo um deles será utilizado como matriz energética, estima-se que em a potência instalada para geração de energia no rio seja de 2.483 megawatts, não interferindo nas áreas preservadas da planície nem sua dinâmica fluvial, respeitando assim as recomendações do Plano Estratégico da Bacia Hidrográfica dos rios. No país não possui nenhuma reserva de carvão mineral e nenhum outro tipo de matéria prima para gerar energia.
2- Análises das energias que não serão utilizadas.
2.1 Energia solar: Não podemos fazer o uso dessa matriz, para essa fonte ser utilizada é preciso uma insolação média diária de mais de 7 horas, enquanto no Teslaquistão do Oeste é inferior a 6 horas de insolação. Apesar de ter vantagens como: não poluir enquanto é usada e é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação é de pequena escala, não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Tem desvantagens de depender diretamente da insolação e da latitude e o custo elevado de produção.
2.2 Energia nuclear: Não sugerimos o uso da energia nuclear, pois nosso país não possui a matéria prima (urânio). Tem vantagens: não ocupar grandes áreas para a instalação e não contribuir para o efeito estufa. Desvantagens: A produção de lixo nuclear e acidentes nucleares, assim como aconteceu em FUKISHINA (Japão), em 2011.

2.3 Energia eólica: Não há nenhum recurso que poderá ajudar no Teslaquistão do Oeste, pois sua frequência de vento é abaixo do nível recomendado, por exemplo, 3,0- 4,5 (mata) 4,5- 6,0 (campo aberto e zona costeira), 6,0- 7 (morro) e 7,0- 6,5 (montanhas).

Depois de feitas as devidas análises concluímos com base no site da ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica) que podemos utilizar duas fontes de energia. São elas, a hidrelétrica e termoelétrica.
O potencial hidráulico do Teslaquistão do Oeste é de 15.001 a 30.000 MW exceto no sul que chega a ter menos 5.001 a 15.001 MW (mesmo assim há potencial bom). Já temos algumas Hidrelétricas instaladas, não são tão grandes como as de alguns países, mas mesmo assim gera entre 11.800 a 26.400 de potência em KW. Sabemos que existe um sério impacto que pode causar no Teslaquistão do Oeste como o alagamento de uma grande área para construção da Hidrelétrica, tendo como impacto a formação do lago da barragem, alterando toda a vida do ambiente alagado, bem como toda a população tem que abandonar sua moradia, mas mesmo assim é uma das únicas matrizes que podemos explorar. Vantagens: É uma energia limpa e renovável.
Também sugerimos o uso da Termoelétrica a Gás Natural, para suprir a necessidade do país, para isso teríamos que importar de um país vizinho que possui uma grande reserva. Apesar do gás natural ser um combustível fóssil polui menos que o carvão mineral e o petróleo, é mais barato, tem um maior rendimento e tem sua importação viável.
Fontes de pesquisa:

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06-Energia_Eolica(3).pdf
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/04-Energia_Hidraulica(2).pdf
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf
http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_cap8.pdf
http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/
http://www.aguaboanews.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6881:rio-araguaia-e-seu-potencial-hidreletrico&catid=1:notas&Itemid=24
http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/


0 comentários  

Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod

Work under CC License.

Creative Commons License